Histórico do Encontro Espírita Pensar Jesus

O Encontro Espírita Pensar Jesus nasceu junto a necessidade de promover ainda mais a doutrina espírita na cidade de Hidrolândia. Pois, no município já tinha a Semana Espírita, esta, implantada pelo Grupo Espírita Allan Kardec, a qual é realizada nas férias do mês de julho.

 

No ano 2000 o grupo de jovens da Mocidade Espírita Meimei idealizaram a realização de um evento para promover a doutrina espírita, levando a cabo o pensamento de Emmanuel que diz: "Para isso, estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação”(1).

Os jovens imbuídos desse pleito, reuniram-se diversas vezes para moldar o evento, e todos de forma unânime acataram a sugestão do nome para o evento, qual seja, "Pensar Jesus", nome este inspirado em um evento realizado pela Organização Jaime Câmara, o qual denominava-se "Pensar".

O "evento" agora já tinha um nome "Pensar Jesus", o qual foi acrescido "Encontro Espírita" com a finalidade de identificação com o movimento espírita. Mas, ainda faltava a data para realizar o evento, e os jovens da Meimei acordaram que a melhor data seria as férias de verão, ou seja, o mês de Janeiro, pois, no mês de julho, já tinha a Semana Espírita.

Assim, nasceu o primeiro Encontro Espírita Pensar Jesus, realizado nos dias 17, 18, 19 e 20 de janeiro de 2001 no auditório da Escola Estadual Augusta Machado.

1. Estude e Viva – FEB 9ª edição, cap. 40, pelos espíritos Emmanuel/André Luiz, médiuns: Chico Xavier/Waldo Vieira.